Bairro

Três

Figueiras

O Bairro das

Três Figueiras

Tradicionalmente residencial, o Três Figueiras é um dos bairros mais nobres de Porto Alegre e possui uma das maiores rendas per capita da América Latina. Suas ruas tranquilas e arborizadas se tornaram um verdadeiro refúgio em meio ao crescimento da cidade. Um passeio pelas vias sinuosas que contornam gentilmente a topografia natural da região revela árvores centenárias, como as três figueiras que dão nome ao bairro, e o charme de construções clássicas e elegantes. Essas características aproximam o Três Figueiras do conceito urbanístico de cidades e bairros-jardim e atraíram, ao longo da sua história, famílias que buscavam segurança e conforto. Hoje, o bairro abriga os tradicionais colégios Farroupilha e Anchieta, a sede da Unisinos, o Instituto Ling, e é vizinho do Shopping Iguatemi e do principal eixo econômico e empresarial da cidade: a Avenida Carlos Gomes. É nesse lugar, onde as ruas são uma extensão dos jardins das casas, que começa um novo capítulo na nossa história e na sua.

Não queremos apenas fazer parte do nosso meio urbano, mas torná-lo melhor.

— Eduardo L. Fonseca / CEO ABF Developments

Um olhar contemporâneo

para um bairro tradicional

Encantados com tudo que faz do Três Figueiras o bairro mais nobre da cidade, escolhemos começar aqui a transformação que sonhamos para Porto Alegre. Dedicamos os últimos anos à pesquisa e interpretação das principais referências internacionais de arquitetura e novo urbanismo com o propósito de criar projetos que vão redesenhar a fisionomia do bairro. Atualmente, somos proprietários das áreas mais nobres da região, localizadas no entorno do Colégio Farroupilha. São terrenos superiores a 2000m² de extensão e com mais de 50m de frente, que possibilitam a realização de projetos com vistas únicas. Nosso objetivo é criar projetos atemporais, que reflitam o verdadeiro significado de alto padrão. Por isso combinamos o fazer artesanal com a inovação tecnológica. Valorizamos o respeito à privacidade e a uma experiência única da cidade. Buscamos uma arquitetura pura, de autor, e um paisagismo sutil e sofisticado que se integrem ao bairro naturalmente, onde o protagonista é aquele que habita e vivencia o seu entorno. Não queremos apenas fazer parte do nosso meio urbano, mas torná-lo melhor.

O lugar onde

a tranquilidade

escolheu morar

No alto do Três Figueiras, a Rua Carlos Huber é cercada pelo verde e por construções baixas. Nesse endereço privilegiado, vivem até hoje as três árvores centenárias que dão nome ao bairro: duas no pátio do Colégio Farroupilha e a terceira no terreno onde será construído o Capítulo 1. Um empreendimento que traz novos contornos à região, deixando essa rua tão especial ainda mais charmosa

Imagens do bairro

Um dos bairros mais arborizados e com maior variedade de árvores e vegetação da cidade, tombado pelo EPHAC.

A história do bairro Três Figueiras

Um estudo realizado por Jorge Piqué